PRINCÍPIOS EDITORIAIS

O blog “O Contador de Causos” que nasceu em 09 de julho de 2014 divulga por meio deste documento para todos os meios de comunicação ao qual tem contas veiculadas e aos seus leitores, os princípios editoriais pelos quais nossos colaboradores e colunistas são submetidos ao publicar cada conteúdo.

Provavelmente deve ter havido erros ao longo dos tempos, mas pela repercussão que vemos ao passar dos meses constatamos que os nossos acertos foram em maior número. De qualquer modo não pretendemos nesse documento oferecer explicações ou esclarecimentos de como procedemos, mas este seria uma forma de justificar para quê esse instrumento midiático fosse criado.

O presente documento poderá ser alterado de acordo com as necessidades encontradas e julgadas necessárias pelo comitê gestor do Contador.

  1. CONTEÚDOS E ESCRITORES.
    • COLUNISTAS E COLABORADORES – Nossos colaboradores e colunistas sempre estiveram incumbidos de trazer a informação aos nossos leitores. De maneira dinâmica e criativa as matérias trazidas ao público procuram despertar o interesse a leitura, a cultura e ao turismo, além de incentivar para que mais jornalistas amadores, e escritores despontem, principalmente em São Miguel do Gostoso/RN.
    • BLOGS E REPUBLICAÇÕES – As republicações de matérias de outros meios de comunicação sempre serão devidamente referenciadas e assinadas com o nome dos autores originais. Esse artifício será utilizado sempre que uma informação for julgada importante e necessária ao conhecimento do público.
    • CONTEÚDOS – A principal função do Contador de Causos é o de publicar conteúdos e matérias que representem o município de São Miguel do Gostoso/RN em seus mais diversos campos, mas não será admitido xenofobia ou qualquer tipo de descriminação com os outros públicos. O material divulgado pelos nossos colunistas busca abranger o maior público possível, atendendo assim a maior demanda de leitores e incentivando a proatividade de surgimento de mais colunistas para o blog por meio do projeto “Você no Contador”.
    • COMPROMISSO E PERIODICIDADE – O Contador de Causos não é um blog noticioso ou que tenha sérios compromissos em noticiar tudo. Nosso foco é o social e público sempre almejando a produção independente dos leitores e escritores. O blog poderia assim ser considerado um instrumento do gênero variedades.
  2. ISENÇÃO – Isenção é um dos princípios mais repercutidos e almejados no jornalismo e é claro que procuramos isto no nosso blog, mas independentemente do que propagamos no decorrer dos nossos conteúdos, podemos nos perguntar: Existem materiais 100% isentos? A resposta é não. Por isso buscamos alcançar este item por meio de princípios.
    • A edição, apuração e publicação dos nossos materiais tem o objetivo de ser imparcial e coerente com os temas abordados. Independentemente de ser tabu ou não, de nosso pessoal gostar ou não, buscamos publicar os dois lados da notícia e dos princípios éticos.
    • ARTIGOS DE OPINIÃO – Nossos artigos de opinião tendem a fugir deste princípio, mas sempre haverá o espaço para respostas se algo ou alguém se sentir ferido ou prejudicado por nossos conteúdos, o foco dos nossos textos é o da informação zelando o princípio da liberdade de expressão. Porém, todos os nossos artigos são assinados e de responsabilidade dos seus autores.
  3. FONTES – Nossas fontes sempre que quiserem terão o artifício de serem preservadas desde que queiram. As relações com elas serão profissionais e sem consideração puramente afetiva, a lealdade se dará ao fato noticiado.
    • PROJETO VOCÊ NO CONTADOR – O projeto “Você No Contador” também estará sujeito a réplicas dos agentes envolvidos em meio ao conteúdo divulgado. Todas as matérias e artigos enviados ao Contador serão avaliados, editados e publicados com assinatura dos autores.
  4. PRINCÍPIOS INQUESTIONÁVEIS – O Contador de Causos é laico, independente de governos e repudia qualquer tipo de preconceito, por isso nossos veículos devem se esforçar ao máximo para assim serem percebidos.
Anúncios

O canal onde os escritores de São Miguel do Gostoso tem vez e voz.

%d blogueiros gostam disto: