O CONTADOR LEU: O HOBBIT, de J.R.R.Tolkien

por AÍRIS VITAL

O primeiro detalhe desta leitura é que se trata de uma obra de 1937. Em seguida foi flechada pela citação “o mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram”, dito pelo jornal britânico de circulação nacional – The Sunday Times. Sem descrever aqui sobre os admiradores dessa consagrada obra de Tolkien que descrevia como se trata de uma obra altamente elaborada e comovente.

Então aqui estou depois de a.s.s.i.s.t.ir os três filmes do O Senhor dos Anéis e l.ê o O Hobbit, confesso que estou encantada pelo seguimento narrativo é uma viajem ao início de um universo inimaginável, sem esse facilitador incrível, o escritor. Ele tem o dom de fazer você se sentir ao lado dele em quanto ele conta a história… Imagine, eu com 20 e tarará me sentindo uma pirralha ansiosa ao longo de 25 dias, querendo ouvir o fim da jornada de um personagem que “pode ter existido”…

O Hobbit 01

Seguindo em uma aventura… é assim, é  a.s.s.i.m, que ele faz o leitor se sentir… E aí, você já está em meio a uma pequena vila onde a paz reina e possui seres que apreciam acima de tudo o conforto e  alegria da vida, depois em meio a combates numa floresta sombria, explorando o desconhecido, descobrindo forças e habilidades que nunca antes foram sentidas, descobrindo o valor do lar e de ter amigos ao longo da jornada, identificando a importância de ter seus princípios bem definidos e apreciar a habilidade de se reinventar ao longo dos desafios e escolhas.

Bilbo Bolseiro é um hobbit que é perturbado pelo mago, Gandalf e uma companhia de anões, com o propósito de roubar um tesouro guardado por um perigoso dragão, conhecido como Smaug o Magnifico. Ah… como estou animada para decorar e recitar ao longo dos meus dias, alguns fragmentos dessa história, eu vou compartilhar com vocês, mas desde já aviso: Se continuar terá spoillers. E então?! A responsabilidade sua, J .

“- Bom dia! – disse Bilbo, sinceramente. O sol brilhava, e a grama estava muito verde. Mas Gandalf lançou-lhe um olhar por baixo de suas longas e espesas sobrancelhas, que se projetavam da sombra da aba do chapéu.

– O que você quer dizer com isso? – perguntou ele –  Está me desejando um bom dia, ou quer dizer que o dia está bom, não importa que eu queira ou não, ou quer dizer que você se sente bem neste dia, ou que este é um dia para estar bem?” – Pagina 4

 

“- Boa viagem! – gritaram elas – por onde quer que viajem antes que seus ninhos os recebam no fim do caminho! – É uma coisa educada para se dizer entre as águias.

– Que o vento sob suas asas possa leva-las para onde o sol navega e a lua caminha – respondeu Gandalf, que sabia a resposta correta.” – Pagina 112

 

O contador, Indica! Boa Leitura.

Livro: O HOBBIT Titulo Original: THE HOBBIT Editora: WMF Martins Fontes Ano de Publicação: 2013 Edição: 8ª Edição ISBN: 978-85-7827-731-4 Páginas: 296.

