12 Dúvidas Mais Comuns de Quem Presta Concurso Público

             Resultado de imagem para concursos públicos imagens

Olá,

Está pensando em prestar um concurso público ou vai prestar? Veja nossas dicas e tire suas dúvidas. Selecionamos 12 dúvidas mais comuns de quem presta concurso público. 

Veja as dúvidas mais comuns de quem presta concurso público

1 – Como deve ser a preparação para um concurso?

Se você decidiu fazer um concurso é necessário começar a preparação no mesmo instante. Muitos começam a se preparar antes mesmo de aparecer um bom concurso. O ideal é começar a estudar antes da publicação do edital, comece com as matérias básicas como língua portuguesa e matemática. Quando o edital sair foque nas matérias específicas para o cargo. Não esqueça de fazer um planejamento inicial para dar tempo de estudar tudo.

2 – Qual é a perfil de pessoas que mais têm sucesso nos concursos públicos?

Não existe um perfil correto. Mas muitas vezes os primeiros colocados geralmente já tinham um objetivo bem definido, métodos eficientes de estudo, disciplina e regularidade nos estudos.

3 – Passei em um concurso e não sei quando serei convocado. Como saber a data certa da convocação?

Saber que passou em um concurso é um grande alívio, mas depois aparecem dúvidas. Nesse caso a convocação deverá ser determinada pelo edital ou, posteriormente, pela instituição ou órgão público. O prazo de validade de um concurso é até dois anos e ainda pode ser prorrogado uma vez.

4 – Quem passou em concurso para cadastro de reserva tem como exigir a posse?

Nesse caso o candidato que foi aprovado não têm direito garantido à posse porque são vagas que podem surgir ou não durante a validade do concurso.

5 – A maioria dos concursos são feitos em uma etapa de prova somente?

A grande maioria tem apenas uma etapa que é a prova, mas alguns concursos exigem outras etapas. Você já deve ter ouvido falar sobre a prova de digitação para áreas administrativas, prova de aptidão fí­sica em concursos na área de segurança pública, provas orais, provas práticas, entre outras. Por isso passar na prova, nem sempre quer dizer que passou no concurso.

 

Fonte: Canal de Ensino

Anúncios