O CONTADOR LEU: SPECTRUS – Paralisia do Sono, de Thiago Spyked

por AIRIS VITAL

Fazia muito tempo que não ouvia sobre o tema ‘paralisia do sono’, tinha esquecido que existia. Depois de lê essa HQ eu fui pesquisar mais sobre o assunto, e as pesquisas mostram que 2 milhões de pessoas são afetadas por ano no Brasil, ou seja muitas pessoas lidam com a incapacidade temporária de se mover ou falar ao adormecer ou ao acordar.

O autor desta obra é Thiago Spyked que possui um canal no youtube, com mais de 135 mil inscritos, com várias conteúdos para quem quer ser desenhista, dicas e práticas de desenho, assim como outros temas voltados para essa área. Ele narra a experiência da jovem Lila de 19 anos que teve sua consciência, fragmentada em três partes e para isso ela deve buscar nos reinos: labirinto da razão, poço da insanidade, e a montanha da criatividade.

Ela é o tipo de personagem que eu facilmente me identifico, ou seja me senti mesmo na história. Com aparência delicada, demonstra muita coragem e personalidade, mesmo com medo do ambiente que se encontra, vê seu corpo em imóvel sobre a cama, toma a iniciativa de pegar de volta o que lhe pertence por direito, antes de voltar para seu corpo. E corajosamente diz:

“Posso está dormindo, mas isso não é um sonho”

Ao longo da sua jornada no universo desconhecido ela encontra dois ajudantes que logo, se tornam seus amigos. O Alpha (o invisível) é uma entidade da sombra, que possui a missão de orientar os humanos a sair da dimensão, já o Cabeça de Pano (o aliado misterioso) ele é um gênio absoluto das questões lógicas, e a ajuda dele foi indispensável.

Uma das frase que gerou mais questionamento para mim foi do senhor Gloor rei da criatividade:

IMG_20170419_072646898

[Chegada no reino da criatividade]

Sem dúvida é uma leitura para todas as idades, alertando sobre a capacidade que possuímos interiormente, mais cogitamos em usar. Sobre aprimorar nosso autoconhecimento, consciência crítica, entender nossos limites e fraquezas, assim como o poder da criatividade para buscar ferramentas para solucionar nossos problemas sem d.e.s.i.s.t.i.r. Além do destaque para confiança e amizade, torna-se papel de destaque em todo o enredo.

É uma leitura tão envolvente que ao término, você sente a necessidade do Thiago ter desenvolvido mais o ambiente dos desafios, pois quando você pensa que terá que folhear umas duas páginas para compreender o mistério, no diálogo seguinte -mais ou menos- você obtém a resposta que desejava.

Mais a compensação vem no extra da HQ. Ele conta detalhes sobre cada personagem e ambiente, deixando o leitor íntimo da sua obra e um desejo de “ debater com o autor sobre Spectrus”. Por fim é uma sugestão que você tirará fragmentos das lições para aplicar em sua vida.

Para saber mais sobre o trabalho de Spyked, acesse: https://www.youtube.com/user/CrasConversaOficial/featured

O contador INdica!

Título: Spectrus – Paralisia do Sono, Autor: Thiago Spyked, Editora:  Crás Editora, Edição: 1ª, ISBN: 978-85-68248-03-4, Especificações: 144 páginas.

Anúncios