DEU NA WEB: IMAGEM DAS TARTARUGAS ATROPELADAS EM GOSTOSO CHOCAM

64 filhotes foram atropelados por veículos motorizados, AMJUS informa que foram mais de 10 incidentes apenas neste ano.

POR AILTON RODRIGUES
IMAGENS JOSÉ CARLOS

17626521_1628960517133567_4344788262125807612_n

Realmente é uma cena chocante. A imagem dos 64 filhotes de tartaruga que foram atropelados na Praia do Tourinhos nessa última terça-feira (28) ganhou repercussão em vários blogs e em especial no portal G1-RN.

A ONG AMJUS declarou a reportagem do G1 que apesar da sinalização e conscientização ainda está acontecendo este tipo de crime. Além disso, o presidente da ONG, Heldene Santos, também declarou que credita essas atrocidades a livre circulação de veículos, a construção da estrada em lugar inadequado além da falta de educação ambiental.

Não foi divulgado que tipo de transporte pode ter sido o causador, apesar de termos como opções quadriciclos, motos e carros 4 x 4. A única coisa certa é que não há previsão de solução.

A prefeitura já anunciou que realizou uma reunião com o Idema, DER e Procuradoria Geral do Estado buscando a construção de uma nova estrada, mas o processo tende a ser longo devido ao processo licitatório.

Um projeto chamado SOS Tourinhos foi criado neste ano e pretende adotar iniciativas de conscientização e demais áreas que envolvam a praia como a preservação de falésias e regularização de barracas.

O Contador estava ainda comemorando e mostrou aqui o fato de tartarugas com sério risco de extinção voltarem a procriar em Gostoso, mas no mês seguinte nos deparamos com essa triste realidade.

17553926_1628960467133572_7535057398180415168_n

UM POUQUINHO DE OPINIÃO

A imprensa e os comunicadores estão fazendo sua parte em divulgar e fazer pressão em cima das autoridades. O problema é que eles fingem que não vê a situação.

A situação dessas monstruosidades no Tourinho infelizmente não é de hoje, são anos e anos de irresponsabilidade e falta de proatividade. O caso hoje é conhecido pelo estado e a única coisa que podemos fazer é ficar de braços cruzados?

Faça sua parte e denuncie! Se for preciso grave e conscientize essas pessoas que praticam este tipo de turismo assassino, afinal quebrar as bandeiras de sinalização e arrastar os cercados que protegem os ninhos já passa do limite da covardia  O município de São Miguel do Gostoso tem que levantar a poeira e mostrar o papel de como sempre foi visto pela mídia: paraíso sustentável.

Esperamos que as medidas sejam tomadas logo, que as ações do SOS Tourinhos surtam efeitos, que as autoridades tomem pé da situação, que a AMJUS seja mais eficaz na prática de educação ambiental e consiga evitar essas tragédias e o principal: que os moradores também façam seu papel e procurem não deixar essa bela espécie marítima morrer para sempre.

Além disso, esperamos ver a posição do Idema que tem o papel de vistoria e até agora apenas assiste o massacre das tartarugas e dos ninhos.

O Contador continua de olho nesse caso. Até qualquer hora!

Anúncios