FALECE ALDENOR FRANÇA, PRECURSOR DA COLÔNIA DOS PESCADORES DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Morte ainda não teve causa divulgada. Seu Aldenor era uma figura emblemática no município pelos direitos conquistados para os pescadores.

POR AILTON RODRIGUES E RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

aldenor-ampliado
Seu Aldenor França (73) faleceu na última quarta-feira (18).

Faleceu nesta última quarta-feira (18) Seu Aldenor França aos 73 anos, a causa ainda não foi divulgada, mas o relato passado pela família é que ele sentia muitas dores abdominais e teve uma súbita queda de pressão antes do fatídico anúncio do médico.

Aldenor Luís de França era natural de Areia Branca, viajou para Santos (SP) para só depois chegar em São Miguel do Gostoso aonde construiu sua residência na Praia do Maceió, local esse que sempre gostou. A partir daí em conversas com os pescadores locais resolveu ajuda-los na retirada de documentos e na fundação de uma Colônia ao qual eles pudessem ter auxílio jurídico e procurasse mais recursos para classe.

Na carreira política foi eleito vereador em 2004 e foi referência por ser um dos entusiastas da organização do Plano Diretor da cidade em 2008, época em que mal se sabia a importância que este documento tem para os municípios. Aldenor deixa cinco filhos.

Em entrevista cedida para o Contador, a viúva Ilza França, declarou que a falta de medicamentos e um encaminhamento tardio podem ter culminado com a morte do seu esposo. Ela também deixou claro que continuará o projeto do esposo:

“Após passar o luto, vou fazer uma reunião com os associados e vou ‘tocar o barco’ (…) Ele sempre me dizia que se ele partisse, eu tocasse o projeto dele que era o de ajudar as pessoas”, disse Ilza França.

A morte de Aldenor França teve repercussão na cidade, o prefeito Renato de Doquinha emitiu pesar e declarou luto oficial de três dias. A presidenta da Câmara dos Vereadores, Clésia Cardoso, declarou que Aldenor deixou profundas marcas no município sendo um dos elaboradores do Plano Diretor e que sua morte foi uma grande perca para a política municipal.

Nós continuamos de olho, até qualquer hora.

Anúncios