COOPERATIVA PARA COLETA SELETIVA É FORMADA EM GOSTOSO

ONG de São Miguel do Gostoso coordena a formação de cooperativa para coleta seletiva, o grupo iniciou essa semana o primeiro roteiro de coletas.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

O Projeto Gostoso Recicla, coordenado pelo Coletivo de Direitos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) formou a primeira cooperativa de catadores de materiais recicláveis de São Miguel do Gostoso, a Cooperativa Gostoso Recicla. Nessa segunda (19) o grupo de agentes de coleta realizou sua primeira rota de visitas com foco em prédios comerciais que foram previamente visitados pelas articuladoras do projeto. Nessa quarta (21) foi realizada a segunda rota de visitas.

whatsapp-image-2016-12-20-at-9-04-11-am

Diminuir o volume de lixo que vai para o lixão municipal, gerar rendar e criar uma cultura de destinação adequada do lixo são os principais objetivos do projeto que vem sendo articulado por Rai Veiga, Luziane Ferreira, Virna Vianello, Ana Elisa e Rita Luziet.

“Começamos com um pequeno grupo de voluntários que vem crescendo, essa colaboração tem permitido avançar com o projeto a cada fase”, relatou Luziane Ferreira.

Um ano de trabalho

Quem vê a pequena caminhonete coletando o material reciclável pode achar que isso foi uma tarefa simples, porém, o trabalho de planejamento e implantação da cooperativa já faz um ano.

whatsapp-image-2016-12-21-at-5-25-26-pm
Grupo inicia com coleta duas vezes por semana, segundas e quartas.

Em dezembro de 2015 foi iniciada a fase preliminar, a primeira missão do grupo consistiu no diagnóstico dos agentes de coleta seletiva, já existentes na cidade. Na sequencia começou a identificação de possíveis locais e também estabelecimentos comerciais interessados em participar do projeto. Esse momento de diagnóstico possibilitou identificar os primeiros parceiros, além de mapear residências que já faziam a separação do lixo de forma espontânea.

Em janeiro de 2016 a Coopcicla de Natal/RN se tornou uma das principais parceiras, através de Mauro dos Santos, possibilitando a formação dos agentes e a logística da comercialização dos materiais reciclados.

Em maio deste ano o Professor Antônio Olavo de Souza do IFRN – Campus João Câmara se juntou ao projeto fornecendo assessoria técnica ao CDHEC, o mesmo tem grande experiência em projetos de educação ambiental, e na legislação de resíduos sólidos.

whatsapp-image-2016-12-20-at-1-12-14-pm
Equipe de Agentes de Coleta da Cooperativa Gostoso Recicla

Ainda em maio o projeto foi apresentado no Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRS) quando foi pleiteada uma “Casa de Farinha” que estava desativada e fica localizada no final da Rua dos Búzios a fim de criar a Unidade de Coleta Seletiva, vital para execução do projeto. Apenas em novembro o prédio foi cedido ao CDHEC, que iniciou uma pequena reforma possibilitando o inicio da fase de campo.

Fase de campo

A fase inicial de campo do projeto tem como foco os estabelecimentos comerciais, que foram mapeados na fase preliminar.

“Os prédios comerciais tem uma organização própria que favorece uma melhor separação dos materiais recicláveis, inclusive vários empreendedores já possuíam o hábito de separar o lixo reciclável, infelizmente, todo esse material vai parar no lixão”, declarou Rai Veiga.

whatsapp-image-2016-12-21-at-5-25-18-pm
Coleta na Ambientes Eletromóveis: embalagens são os tipos mais comuns de materiais recicláveis.

Outra boa notícia para cooperativa recém-formada foi a participação do grupo Coopcicla (Natal/RN) no Réveillon Gostoso, que foi consolidada na ultima terça (20), onde os articuladores do Projeto Gostoso Recicla, da Coopcicla, da Mates e do Projeto Glass is Good discutiram detalhes da coleta seletiva e visitaram o Posto de Coleta Seletiva. Os organizadores tem o compromisso de reciclar todos os resíduos sólidos produzidos dos cinco dias evento.

Serviço

Você pode colaborar com essa iniciativa reduzindo o lixo em nossa cidade. Através do Whatsapp você pode se informar sobre a separação do lixo e a coleta:

  • Whatsapp (084) 99⁠477-3041⁠ (Luziane)
  • Facebook pela página.

O Contador continua de olho. Até qualquer hora!

Anúncios