O CONTADOR LEU: “O ANO QUE TE CONHECI”, DE CECELIA AHERN

POR AIRIS VITAL

img_20160812_144600537

Antes de compartilhar sobre este livro tenho que falar um pouco do meu envolvimento com ele. Até porque toda vez que ganhamos algo, contextualizamos o merecimento, não que o mereci, mas de alguma forma foi um GRANDE PRESENTE.

No ano de 2015, minha vida foi carimbada por três personagens: Thaisa, Telma e Jaciane, minhas ‘antigas’ amigas de quarto na residência universitária. Isso mesmo essa jovenzinha aqui, teve que estudar fora, saiu do interior para estudar na capital, rsrsrsrs clichê né?! Mas é um fato. E é assim que essa história começa, ouvi muitas histórias de trotes, inclusive as mais idiotas de cunho americanizado, se é que você me entende?!

Comecei meus primeiros contatos na defensiva, mal tinha me alojado e já tinha atividades para ser entregue em aula, no dia seguinte. Então lá estava eu, quase 1h da madrugada e chega uma Jaci, com leite e biscoito para mim. Olhei para ela…. olhei para o lanche, e pensei:

“Caramba… será que ela colocou alguma coisa dentro?! É melhor pensar que ela colocou muita hospitalidade e coragem. J-E-S-U-S, abençoa o alimento, porque eu jantei era 18h30.”

A Jaciane me ganhou com aquele gestos simples e conversa vai e vem, descobri que Telma era nativa da município que minha mãe nasceu, e a Taiza de um lugar que eu nem tinha ouvido falar. E a certeza que entre aquelas três, havia uma irmandade era perceptível e logo elas estavam me convidando a participar.

Me ajudaram a tomar decisões, inclusive a dá continuidade a faculdade, não que eu quisesse desistir mas queria mudar a rota das coisas. Pois bem… estou aqui ainda em mais um semestre, rsrsrsrsrsrsrs felicíssima. Só que mudei de quarto para dividir um outro com minha #IrmãAmigaNativa, Auxiliadora, e tive que me despedir desses carimbos incríveis e que esbarro com pouca frequência na universidade.

Em um dia desses onde a rotina frenética te sufoca, trânsito-ônibus-lotado-trabalho-fila-aulas-academia-atividades/práticas-trânsito, creio que você entenda o que estou narrando… Eu só queria me jogar na cama e ter um sonho igual a Alice no País das Maravilhas, quando abro o quarto vejo logo a capa de livro lindíssima sob minha cama…. ‘nossa isso deve ser de Leidiane ‘(atual amiga de quarto, penso), quando começo a folhear me deparo com uma linda dedicatória da Jaci para mim.

Caramba, primeira vez que fui surpreendida assim… E o título?! e aquela sub legenda?!…  ‘Uma grande amizade pode ser encontrada nos lugares mais inesperados’ e foi exatamente aí que eu recordei que amizades e pessoas de boa índole você encontra nesse Mundão de Meu Deus ainda.

whatsapp-image-2016-11-20-at-18-01-15

( 😉 Obrigada de novo, Jaciane. Um dos melhores presentes deste ano :3)

R.e.s.e.n.h.a.n.d.o…(voltando para o contexto do livro)

O romance da autora best-seller de P.S. EU TE AMO  é narrado em 331 páginas com o  surgimento da amizade de dois profissionais, que apresenta interesse zero para serem amigos, porém como as estações do ano muda naturalmente, com os dois não é diferente.

A narrativa é tão original que é perceptível as sensações que toda mudança e auto reconhecimento provoca neles. Nas diversas particularidades inclusive nos seus ciclos de relacionamento pessoal e profissional: Matt com sua esposa, filhos, amigos e emprego conturbado. E a Jasmine com ausência de relacionamento, super proteção com a irmã com Síndrome de Down, pai e amigos. Num contexto natalino e de ano novo, eles percebem que mudaram, ao olharem de dentro para fora.

E como ressalta Jasmine a  Matt na qual eu insisto em destacar aqui, é:

“Todos nós temos momentos marcantes em nossa vida, momentos que influenciaram mudanças pequenas ou profundas dentro de nós”.  

E um dos ensinamentos compartilhado nesta leitura envolvente é que todos nós mudamos. Às vezes certas pessoas nos auxiliam nessa mudança, sem licença e se tornam melhores amigos. E outras pessoas continuam sendo estranhas para sempre. Por isso, não deixe de surpreender aquelas pessoas que carimbaram você ao longo dos seus anos, lembre-a que um dia ela foi a força que você precisava para seguir.

Então é isso… Eu super desejo uma boa leitura ou quem sabe como presente para alguém, já que estamos neste período de auto avaliação. As BOAS FESTAS vem se aproximando…

O contador inDICA!

