PROJETO INOVADOR INCENTIVA PROFESSORES A MELHORAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TROCAR EXPERIÊNCIAS

Denominado de Alfabetcks o projeto atende 18 escolas do município de São Miguel do Gostoso.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

14571987_1119776751425575_1799171464_o
Cédulas Alfabetcks incentivam práticas pedagógicas em Gostoso.

A educação gostosense vem sofrendo críticas a algum tempo, mas um projeto simples e inovador com grande adesão dos professores está mostrando que é possível mudar esta situação. A iniciativa que recebeu o nome de “Alfabetcks” está transformando a realidade da interação dos professores com a sala de aula e com seus companheiros de trabalho.

A iniciativa começou com as professoras Cinthia Lins e Kelle Cristina, que por meio dos encontros bimestrais do curso de formação continuada do Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa (PNAIC) sentiram a necessidade de criar outro projeto que atendesse as demandas que os professores traziam.

Com isso nasceu o Alfabetcks, que atende um público-alvo maior que o PNAIC, ou seja, não só a Educação Infantil, mas todo o Ensino Fundamental I. Atualmente são 35 professores participantes de 18 escolas do município, onde 16 destas escolas são do interior.

A dinâmica do Alfabeticks consiste em uma espécie de “financiamento de iniciativas”, onde a cada encontro dos participantes serão designados desafios e atividades para que cada docente exerça. Ao cumprir o determinado desafio e socializa-lo, no encontro bimestral cada um poderá trocar suas práticas no “banco” pela moeda que recebe o nome do projeto.

“Sacando os Alfabeticks” e os guardando na “poupança”, cada professor poderá participar no final do ano letivo de um jantar chamado de Noite das Estrelas, onde acontecerá um “leilão” ao qual pode-se trocar seus Alfabeticks pelo produto desejado.

São quatro cédulas (3, 10, 20 e 30 Alfabeticks) produzidas pelas professoras e cada uma delas representa uma tarefa conseguida. A cédula de três são para as bonificações, a de dez é referente as atividades permanentes, sobre a de 20 só é dada pelo cumprimento de desafios e as cédulas de 30 Alfabeticks são para provas extra.

Os objetivos do projeto são dinâmicos, visam não só a troca de experiências entre os professores como fomentar o crescimento de práticas pedagógicas exitosas, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem.

Ao final deste ano letivo, o leilão já tem lugar definido será na pousada Mar de Estrelas.

O Contador fica muito feliz em mostrar essas belas iniciativas, que elas se prosperem. Até qualquer hora!

Anúncios