IDEB GOSTOSENSE ULTRAPASSA META DO INEP, MAS SÓ DUAS ESCOLAS TÊM NOTAS DIVULGADAS NAS SÉRIES INICIAIS

Nota foi acima da média, mas apenas Ana Ribeiro e Zuza Torres tiveram notas divulgadas pelo INEP nas séries iniciais.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

14206491386052

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta última quinta-feira (08) as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano de 2015 e São Miguel do Gostoso atingiu notas acima da média estipuladas pelo próprio INEP.

A nota do município nas séries iniciais (4º e 5º ano) foi de 4,8 onde a meta era 4,0, já as séries finais (8º e 9º ano) tiveram nota 3,5 cuja meta era 3,4. Se colocarmos as notas do estado em um ranking, Gostoso estaria em 28º lugar nas séries iniciais e em 70º lugar nas séries finais do Ensino Fundamental, lembrando que o RN tem 167 municípios.

Essas notas propiciaram a São Miguel do Gostoso uma ascensão desde o primeiro IDEB que o município participou em 2005 em ambas faixas de escolaridade. 11 anos atrás a nota havia sido 2,4 nas séries iniciais e hoje chegamos a 4,8. Nas séries finais, Gostoso cresceu a passos lentos: começou com 1,8 em 2005 e chegou atualmente a 3,5.

ideb-gostoso-evolucao

A surpresa na divulgação foram as escolas, a parte positiva foi a Escola Ana Ribeiro que obteve uma meta espetacular nas séries iniciais de 5,7 que ultrapassou a meta do INEP até 2021, nesse mesmo nível de escolaridade, o Zuza Torres chegou a nota 4,1 com uma meta estipulada de 3,8.

O lado negativo foi o número de escolas que tiveram notas divulgadas, apenas Zuza Torres e Ana Ribeiro tiveram índices, enquanto Paulo Freire (Antônio Conselheiro), José Américo (Baixinha dos Franças) e Maria Solidade Coelho de Oliveira (Novo Horizonte) apareceram com o status de não participantes ou sem requisitos suficientes.

Sobre esse trecho cabe salientar que foi o município que ficou responsável pela aplicação das avaliações nas escolas e desde 2009 a escola do Antônio Conselheiro apresenta médias em todas as notas do IDEB, com exceção deste ano.

CRISE NA EDUCAÇÃO  EM 2016

onibus1

A educação de São Miguel do Gostoso está sofrendo duras críticas pela postura omissa dos gestores em relação ao setor. Durante 16 dias os alunos dos distritos não puderam ir para a escola na sede, porque a prefeitura declarou não ter dinheiro para pagar o posto de combustível e atrasaram salários dos motoristas.

A situação se estendeu aos universitários que passaram 19 dias sem ter o transporte pelo mesmo motivo. No Diário Oficial do RN a prefeitura divulgou o recebimento de mais de 2 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) até junho deste ano. A prefeitura declarou que não está recebendo esse imposto das eólicas, mesmo assim o valor preciso de R$ 2.376.508,66 é considerável.

Lembrando que esse imposto pode ser aplicado em qualquer setor do município, inclusive a educação. Mas, o momento realmente é de comemoração pelas boas notas.

O Contador parabeniza as escolas pelo excelente índice e continuamos de olho. Até qualquer hora!

Anúncios

Uma opinião sobre “IDEB GOSTOSENSE ULTRAPASSA META DO INEP, MAS SÓ DUAS ESCOLAS TÊM NOTAS DIVULGADAS NAS SÉRIES INICIAIS”

Os comentários estão desativados.