Qual é a importância da escola na formação do cidadão?

orientador-educacional-blog-aluno-em-foco

 

Qual é o verdadeiro papel na vida de uma pessoa? Qual é a real importância da escola na formação do cidadão e na preparação de uma criança ou jovem para viver em sociedade?

Olá, leitores!

Esse tipo de questionamento pode nos levar a diversos outros pontos a serem abordados. A escola tem uma grande importância e responsabilidade naformação de um cidadão, mas antes de falarmos mais sobre isso, vamos pensar primeiro e entender o verdadeiro porquê de a escola existir.

A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e criar uma rotina. Além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.

Desde o seu início até os dias atuais, a escola conseguiu moldar-se e adaptar-se as tendências tecnológicas do dia a dia. Com isso, ela foi mudando aos poucos para conseguir ser um local adequado para transmissão de conhecimento.

Estamos acostumados a ouvir que a educação é a principal responsabilidade da escola. Mas, apesar de não podemos deixar esse aspecto de lado, já que isso também tem grande importância na formação de uma pessoa, devemos estar cientes que a escola é mais do que isso.

Vários aspectos básicos da vida em sociedade são aprendidos na escola, como os aspectos de convivência social e hierarquia. Veja bem: hierarquia existe em todos os setores da vida de uma pessoa, isso é fato. Além disso, as primeiras noções de respeito são passadas pela escola.

Qual é a importância da escola nos primeiros anos da alfabetização?

Nos primeiros anos escolares, a escola tem um compromisso com os alunos, um compromisso de socialização.

Isso acontece porque, em um primeiro instante, os aspectos básicos que devem ser passados aos alunos, são os conceitos de convivência em sociedade e respeito. Tudo isso antes mesmo de iniciar a verdadeira alfabetização e a transmissão do conhecimento.

A criança, quando entra numa escola, seja aos quatro ou aos seis anos de idade, aprende a se socializar com outras crianças da pré-escola.

A pré-escola visa a “comunhão social” logo nas fases inicias de desenvolvimento dos alunos. Isso ajuda no aspecto da socialização, como também, ajudam-nas a se acostumarem com a rotina escolar e o ambiente de uma sala de aula antes que eles ingressem no primeiro ano e comecem de fato a transmissão de conhecimento entre professor e aluno.

A socialização é necessária para compreendermos como a vida funciona. A criança necessita, desde cedo, saber quais são os seus direitos e deveres. Devem aprender a ter a noção de respeito e adquirir o gosto pela busca do conhecimento. O professor também tem o papel de ser um guia durante todo o caminho escolar até a vida adulta. Ao mesmo tempo em que tem que lidar com a árdua tarefa de transmitir o conhecimento.

A escola é para ensinar e não para educar

estudantes-felizes

A escola tem o papel de ensinar os alunos a buscar o conhecimento, a sempre aprenderem os aspectos básicos de matérias que serão utilizadas durante toda a vida de uma pessoa, como muitas vezes acontecem, também fica responsável por educá-los para a sociedade.

Quando dizemos educar, estamos falando apenas da transmissão de conhecimento. O erro comum de muitos pais é não educar os seus filhos de acordo com o comportamento social adequado a diversas situações.

Os professores, muitas vezes, têm que tomar para si o papel de transmissor de conhecimento e educador, ou seja, também fazem o papel que deveria ser dos pais. O trabalho de educar uma criança ou um jovem pode ser feito pelo professor. Contudo, ele sempre precisará contar om o auxílio dos pais.

Um exemplo disso é a noção de certo ou errado. As crianças precisam ter uma noção de como agir corretamente, devem saber diferenciar o tipo de ato praticado por elas.

As regras são muito importantes para que os filhos comecem a entender aquilo que eles podem ou não fazer. Muitos pais agem dessa forma, porém, apenas dentro de casa. Quando o aluno age de forma incorreta em outros lugares, na escola, por exemplo, os pais não se preocupam muito.

Contudo, isso é um erro, pois eles apenas estão amenizando os problemas deles em casa em vez de preparar a criança para a sociedade. Algumas vezes, muitos pais esquecem disso e depois não sabem lidar com o filho na fase de adolescência.

Qual é o verdadeiro papel do professor na escola?

Os professores são vistos como inimigos por alguns alunos. Contudo, isso não é verdade, por mais que algumas vezes possa acontecer. O que queremos dizer é que, mesmo aquele professor que chama muito à atenção dos alunos, está preocupado com a educação dessa criança.

A maioria dos professores tendem a fazer de tudo para auxiliar e ajudar os alunos a resolverem seus conflitos sociais e pessoais, como também, ter a responsabilidade de transmitir o conhecimento neste processo.

Os professores sempre tentam ajudar o aluno a ter noções de sociedade e civilização e pode até ser que implicam com um ou outro aluno, mas tenha a certeza de que oprofessor faz isso com a intenção de corrigir possíveis erros ou defeitos do aluno, ou seja, a intenção é sempre mostrar como a vida irá tratá-los, mostrar que a vida não é tão simples assim.

A função do professor varia de passar conhecimento a aconselhar os discentes a tomarem o melhor caminho para o seu futuro.

O cidadão começa a entender como a vida funciona com as situações diárias exemplificadas em sala de aula, entende a necessidade de um trabalho, de cumprir com seus deveres e de ter uma rotina.

Dentro da escola aprendemos o dever e a necessidade de cumprir as funções básicas da vida adulta: ter uma rotina, compreender o conteúdo, ser sociável com os colegas, executar as tarefas da melhor maneira possível, entre outros fatores.

Passar uma prévia de como funciona a questão de socialização é sim uma obrigação da escola, como também não podemos esquecer de ensinar e capacitar o aluno para a busca incessante pelo conhecimento.

Fonte: Canal do Ensino

Anúncios