AGOKS REALIZA WORKSHOP DE KARATÊ EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Evento aconteceu no último fim de semana (14 e 15) proporcionando encontro com Emmanuel Santana, um veterano do esporte na capital.

POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

work karate 3
Workshop de Karatê teve presenças ilustres em Gostoso.

A Associação Gostosense de Karatê Shotokan (AGOKS) promoveu neste último fim de semana (14 e 15) um workshop sobre Karatê na cidade de São Miguel do Gostoso.

O evento reuniu os atletas da associação que estão participando de etapas estaduais e nacionais com o intuito de promover o incentivo ao esporte e de mostrar o fortalecimento da modalidade no município, afinal os atletas já acumulam mais de 40 medalhas em etapas estaduais e nove medalhas em uma seletiva de Brasileiro em 2016.

Os grandes destaques do workshop foi a presença dos atletas que já são referência no karatê pelo RN, como a atleta da seleção potiguar, Ana Luiza, e o multi colecionador de medalhas Emmanuel Santana (ou Mano Santana como é mais conhecido).

work karate 1
Técnicas e dicas foram repassadas durante workshop.

“É um momento de aperfeiçoamento técnico, o atletas necessitam de um convívio de atletas em um nível nacional, que tem outro nível de treino, também temos hoje a presença da atleta Ana Luiza que é mais uma motivação para o grupo, já que temos um bom numero de meninas. A vivência com atleta mais experiente é de suma importância para formação técnica”, afirma Cristiano Nunes, sensei 1º Dan e auxiliar técnico da seleção Potiguar (FNK).

PALESTRANTE ILUSTRE

work karate 2
Emmanuel Santana (à direita) também foi um dos palestrantes.

Mano Santana é um pernambucano, mas se diz com “alma potiguar”. Com 3º dan no esporte, praticou o Karatê por aproximadamente 20 anos e já foi técnico da seleção potiguar no período de 2000 até 2007.

Formado em educação física, Mano já conquistou 18 títulos internacionais defendendo o Brasil, dentre elas três medalhas pan-americanas, além das mais de 300 medalhas em competições nacionais.

Emmanuel recebeu o Contador e declarou algumas palavras para nós, confira:

CONTADOR: Qual importância da prática de um esporte individual em uma cidade de pequeno porte como São Miguel do Gostoso?

MANO: Sua pergunta é bem pertinente, essa ideia de trazer um esporte individual para uma cidade pequena é bem proveitosa, por que o karatê é um esporte individual, mas não é individualista, para se ter sucesso no seu trabalho ele necessita de uma equipe e de um professor para treinar e desenvolver suas técnicas. Mesmo assim existem categorias no karatê que são em equipes como o kata que tem até três pessoas juntas, dentre outros. Atividades coletivas demandam mais pessoas e isso é o interessante de se ver em cidades pequenas, a peculiaridade é que é mais fácil, por exemplo, achar um bom atleta no karatê do que cinco bons no basquete e por essa característica individual se sobressai. Outro detalhe é que esse esporte também trabalha as questões psicossociais como afirmação de si, auto-controle e de sua condição como ser humano.

CONTADOR: A AGOKS começou com um pequeno grupo de pouco mais de 7 atletas e hoje em treino temos aproximadamente 60 alunos, como você avalia esse crescimento?

MANO: Cristiano faz um grande trabalho, considerando a população e o espaço geográfico, ele tem um bom rendimento.

CONTADOR: Vamos ter Karatê nas Olimpíadas?

MANO: Sim, teremos e provavelmente já no Japão em 2020, berço do karatê. Não tivemos antes por questões politicas envolvendo o esporte, e quem acabou entrando nos jogos foi o Tae-kwon-do. O karatê é um grande concorrente para outras modalidades, pois trabalha com socos, chutes e projeções, vai ter adesão do grande público.

O Contador continua de olho em tudo que agita Gostoso. Até qualquer hora!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s