EXCLUSIVO: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE RELATA DESCASO GENERALIZADO COM O SETOR

Em reunião do Conselho Municipal da Saúde foram relatados problemas nos distritos e na sede como acessibilidade, falta de materiais básicos  e precariedade nos atendimentos. O Contador teve acesso a ata da reunião.

POR AILTON RODRIGUES
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

posto de saúde
Unidade de Saúde de São Miguel do Gostoso na Avenida dos Arrecifes. (Foto: Ailton Rodrigues).

A saúde de São Miguel do Gostoso não está nada satisfatória, pelo menos essa é a principal afirmação que o Conselho Municipal de Saúde deixou claro ao publicar a ata da reunião ocorrida nesta última terça-feira (12) ao qual o Contador teve acesso com exclusividade.

No documento de três laudas os membros do Conselho relatam os inúmeros problemas que o setor está enfrentando desde falta de transparência com os repasses financeiros até falta de material básico para os atendimentos. A reclamação mais contundente é o descaso da gestão atual em no mínimo mandar um representante para as reuniões do Conselho e assim justificar as acusações.

O presidente do Conselho, Ricardo André, denominou a ata como um desabafo dos servidores e conselheiros para com a ausência e falta de declarações do Secretário de Saúde, Erivan Felix, bem como os representantes do poder público.

O Contador transcreveu os principais pontos do documento e os referenciou com os números correspondentes as linhas ao qual se encontra as declarações na ata que está anexada na íntegra logo abaixo, confira:

CADÊ O DINHEIRO?

Alguns trechos da ata levantam questionamentos sobre o repasse aos quais o município recebe com programas do governo como, por exemplo, o Requalifica-SUS que deveria ser dedicado a infraestrutura das unidades básicas de saúde, mas que foi “perdido” por falta de informações no sistema municipal, a declaração foi dada por uma conselheira representante dos servidores e teria sido obtida em uma conversa que ela mesma teve com o próprio Secretário de Saúde (linhas 64 a 66).

Os conselheiros ainda afirmam que sabem que o recurso desses projetos (PMAQ, PSE, etc) entram em Gostoso, mas não é possível ver com clareza o investimento deles (linhas 61 a 63).

CADÊ OS MATERIAIS?

Faltam até seringas, afirma ata.

Falta de materiais foram o alvo de muitas reclamações na ata, onde foi declarado que até as luvas estavam com problemas de serem fornecidas, além de haver várias deficiências na infraestrutura (linhas 47 a 48).

Primeiramente é relatado que o espaço físico da Unidade Mista Dr. Ricardo Simioni não teria condições de ter atendimento de urgência e sim como de uma clínica, pois para servir como tal deveria ter uma equipe especializada para isso (linhas 30 a 34), sendo que até o acesso para os deficientes está sendo prejudicado por falta de acessibilidade (linhas 42 a 45). Não há uma recepcionista e as ambulâncias não têm estrutura para receber os pacientes, servindo apenas com a função de transporte (linhas 28 a 30).

Os pacientes estariam sendo submetidos a dividir copos no serviço de urgência (linhas 37 a 38) e na enfermaria um mesmo lençol serviria para atender diferentes pessoas (linhas 39 a 40).

Além disso, os novos equipamentos de proteção dos agentes comunitários não foram entregues, sendo que esta promessa teria sido feita ainda em 2015 (linhas 16 a 17) e as atividades de Educação Física continuam sem acontecer desde dezembro do ano passado (linhas 40 a 42).

SEM MOTIVOS PARA SORRIR

Uma conselheira relatou na reunião que faltam materiais básicos na odontologia, apesar do setor contar com os recursos do Programa Saúde na Escola (PSE) os equipamentos não chegam nas mãos dos servidores desde 2015 (linhas 48 a 50).

Sobre este assunto, seu Otoniel Baracho deu um testemunho onde descreve que não pôde ser atendido na Unidade do Maceió porque não havia sutura para fazer a extração de um dente (linhas 25 a 28):

“Quando não é anestésico é sutura, ou ainda faltam coisas básicas como luvas, prejudicando o atendimento”, relata.

NA UNIDADE DO MACEIÓ…

A Unidade do Maceió também foi citada na reunião, por lá até seringas para aplicação de insulina estão em falta e não há um controle sobre o número de diabéticos que o município atende (linhas 51 a 52). Além disso, vacinas, teste do pezinho, curativos contaminados, preparo dos pacientes e aplicação de injetáveis são realizados em uma sala só (linhas 53 a 55).

DESABAFO E ENCAMINHAMENTOS

angico de fora
Posto de Saúde do Angico de Fora, com mofo e infiltração.

O documento é encerrado com fortes acusações para a Secretaria de Saúde, onde de acordo com o Presidente do Conselho está se fazendo um “ping-pong” com a população dos distritos, pois com as irregularidades do Programa Saúde da Família (PSF) as famílias dos distritos que se veem obrigadas a vir serem atendidas na sede simplesmente ouvem um não dos servidores (linhas 71 a 76).

Abrangendo a temática dos distritos foi citado  a inércia da secretaria no combate ao Aedes Aegypti, pois centenas de moradores dizem estar sofrendo com as doenças relacionadas ao mosquito (linhas 76 a 79).

morros dos martins saúde
Morros dos Martins.

Foi encaminhada a criação de uma Unidade Mista de Averiguação da Saúde formada por membros do conselho, do legislativo e da gestão. A mesma ata divulgada para nós terá cópia no gabinete da prefeita e na Secretaria Municipal de Saúde (linhas 79 a 82).

  • Confira a ata da 125º reunião do Conselho Municipal da Saúde na íntegra: clicando aqui.

O Contador procurou a Secretaria de Saúde, mas o secretário Erivan Felix nem a coordenadora Lurdinha Alves não nos forneceram respostas. Ainda estamos aguardando uma nota oficial.

Nós continuamos de olho em tudo que move São Miguel do Gostoso. Até qualquer hora!

Anúncios

2 opiniões sobre “EXCLUSIVO: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE RELATA DESCASO GENERALIZADO COM O SETOR”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s