OSCAR DE MELHOR FILME: ‘A GRANDE APOSTA’ E ‘O REGRESSO’ SÃO FAVORITOS

Produções ganharam premiações de sindicatos de produtores e de diretores. Associações são principais termômetro do maior evento da Academia.

POR CESAR SOTO
PORTAL G1.

a-grande-aposta-o-retorno-620
“AGrande Aposta” e “O Regresso” são favoritos (FOTO: Montagem G1).

“A grande aposta” e “O regresso” surgem como os principais favoritos ao Oscar de melhor filme após as principais associações de classes dos Estados Unidos anunciarem suas premiações. O prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontece neste domingo (28), às 20h30, com apresentação do comediante Chris Rock.

Ao contrário do que geralmente acontece, os sindicatos dos produtores e dos diretores, maiores “termômetros” da categoria, dividiram suas opiniões e impossibilitaram uma unanimidade – como foi o caso de “Birdman”, em 2015.

Já nas outras categorias principais – melhores diretor, atores e atrizes (protagonistas e coadjuvantes), e roteiros original e adaptado – os vencedores em cada sindicato se tornaram favoritos mais claros. As associações são únicas em suas respectivas classes.

Assim, Alejandro Iñárritu tem grandes chances de ganhar pela segunda vez consecutiva o Oscar como diretor. A Academia deve reconhecer Leonardo DiCaprio e Brie Larson  como os melhores atores. E os roteiristas de “Spotlight” e “A grande aposta” podem levar suas estatuetas.

As premiações dos sindicatos são conhecidas como grandes “termômetros” do Oscar por contarem com muitos dos membros que participam da escolha dos vencedores. Algumas apresentam até mesmo um sistema de votação parecido.

Veja no inforgráfico abaixo como os últimos melhores filmes da Academia se saíram com os sindicatos:

Veja como se saíram os últimos melhores filmes do Oscar nos prêmios dos sindicatos (Foto: Editoria de Arte/G1)
  • Melhores filme e diretor

“A grande aposta”, filme sobre a crise financeira americana de 2008, foi o escolhido do sindicato dos produtores (PGA, da sigla em inglês), cujo vencedor como melhor produção coincidiu 19 vezes com o melhor filme da Academia em 26 anos. A organização não “erra” desde 2006.

Isso acontece por dois motivos: além de ter grande parte dos 7 mil membros votantes da Academia, a organização também utiliza um sistema bem parecido de votação em sua premiação.

Já Iñárritu, responsável por “O regresso”, ganhou o troféu do sindicato dos diretores (DGA, da sigla em inglês), o que praticamente o garante como o dono do Oscar na categoria pelo segundo ano seguinte. Afinal, apenas sete vencedores da associação não receberam o prêmio da Academia desde 1948.

Isso em si não seria o bastante para dizer que o longa, que levou o Globo de Ouro como melhor drama, se mantém entre os favoritos na categoria principal. No entanto, uma produção cujo diretor venceu o Oscar tem grandes chances de ser a escolhida como melhor filme — isso já aconteceu em 63 das 87 edições do evento até hoje.

Leonardo DiCaprio e Brie Larson venceram prêmios do sindicato dos atores e são favoritos ao Oscar (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
Leonardo DiCaprio e Brie Larson são favoritos ao Oscar (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)
  • Melhores atores e atrizes

Ao passar pelas provações de “O regresso”, Leonardo DiCaprio ganhou seu primeiro prêmio do sindicato dos atores (SAG, da sigla em inglês) e finalmente é o favorito absoluto como melhor ator. Em 21 anos, a associação acertou o escolhido do Oscar 17 vezes.

Brie Larson, de “O quarto de Jack”, também tem grandes chances de ganhar sua primeira estatueta após levar seu primeiro SAG e confirmar seu lugar no primeiro time de Hollywood. No entanto, a atriz concorre com a atuação de Cate Blanchett, que já ganhou dois Oscars e foi indicada outras quatro vezes, em “Carol”. Não será surpresa se o nome da australiana for chamado.

Mesmo que ainda seja uma cara bem nova para o grande público dos Estados Unidos, a sueca Alicia Vikander (“A garota dinamarquesa”) pode ser considerada a favorita como atriz coadjuvante também ao ganhar na mesma categoria do sindicato.

Seria possível dizer até que todos os vencedores do SAG são favoritos, não fosse o fato que o vencedor de melhor ator coadjuvante, Idris Elba (“Beasts of no nation”), nem ao menos foi indicado ao Oscar.

Com apenas dois indicados da associação (Christian Bale e Mark Rylance) também lembrados pela Academia, é difícil apontar um favoritismo claro. Sylvester Stallone (“Creed: nascido para lutar”) sai na frente por ter levado o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards.

  • Roteiros

Com os anúncios do sindicato dos roteiristas (WGA, da sigla em inglês), “Spotlight” surgiu como o favorito na categoria de roteiro original, e “A grande aposta”, na de texto adaptado.

Desde 1985, quando a premiação do WGA finalmente se limitou a categorias mais próximas às da Academia, a associação acertou cerca de 20 vezes em cada uma das categorias. É provável que ao menos um deles saia premiado.

Matéria:

http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/02/oscar-de-melhor-filme-grande-aposta-e-o-regresso-sao-favoritos.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s