DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2016

Atendendo a pedidos de um postagem sobre política, preparei essa para esquentar os motores e esclarecer sobre as regras para as Eleições 2016.

RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Talvez você esteja estranhando a pouca movimentação de noticias políticas em pleno 2016 – e isso é verdade – só a mesmice de sempre com políticos batendo fotos em reuniões e eventos de escola. Isso não é a toa, se deve principalmente ao encurtamento do processo eleitoral desse ano.

Para quem acompanha o processo eleitoral de perto ou é fã das resenhas, talvez tenha percebido que nos últimos anos tivemos diversas mudanças, sendo a principal delas o fim do uso de artistas em comícios, os ShowMicíos. As campanhas tem sido cada vez mais otimizadas em relação ao tempo, deixando para trás estratégias clássicas como começar uma campanha com mais de 1 ano de antecedência ao pleito. Mesmo as eleições municipais, tradicionalmente mais bagunçadas, sempre desafiando a legislação, tem sido cada vez mais balizadas pela lei, fiscalização mais intensas e impugnações tem feito com que candidatos e partidos diminuam os riscos de uma impugnação otimizando o tempo de campanha.

Teremos em 2016 uma campanha super rápida comparada as anteriores, com pouco mais de 45 dias de propaganda eleitoral. Vamos ver algumas datas importantes:

2 de outubro de 2015
“É de Touros e queria ser candidato em Gostoso?” – Perdeu a viagem. Tinha até essa data para o candidato mudar de domicilio eleitoral.

1 de janeiro de 2016
A partir dessa data esta vetada a publicação de pesquisas sem registro.

2 de abril de 2016
Último dia para o candidatar a um partido político. – Essa dada mudou profundamente as famosas alianças, já que tudo pode mudar até o dia 02 de abril.

4 de maio de 2016
Prazo final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial.

20 de julho a 5 de agosto de 2016
Período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos. – Acredite se quiser, chegaremos em Agosto sem conhecer todos os candidatos de 2016.

15 de agosto de 2016
Final do prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos.

16 de agosto de 2016
Está autorizada a propaganda eleitoral. – “Eita! Agora sim! A coisa vai ficar #tensa”, serão apenas 45 dias até a eleição.

2 de outubro de 2016
Dia da eleição.

Para nossos amados municípios com menos de 200 mil eleitores, é o fim. Quem ganhou é só sair para o abraço.

Maiores informações no http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/calendario-eleitoral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s