CRÍTICA: STAR WARS VII – O DESPERTAR DA FORÇA

POR 42 BITS

imagem 1
Star Wars: O Despertar da Força / EUA, 2015 / 135 min / Direção: JJ Abrams

Houve um despertar. Você sentiu?

Depois de anos de antecipação, Star Wars VII: O Despertar da Força traz equilíbrio para a franquia Star Wars; já que as prequels em grande parte foram mal recebidss ainda deixando uma mancha amarga na memória de alguns fãs, sem contar o relançamento com mudanças dos episódios clássicos (HAN ATIROU PRIMEIRO, GEORGE LUCAS. PORQUE ELE É ASSIM), este é um filme feito para recapturar a magia do que fez trilogia original de George Lucas tão especial. Boa parte do filme ecoa aventuras de Star Wars do passado, mais notavelmente Uma Nova Esperança, mas são os novos elementos do episódio VII que são a sua força.

imagem 2
BB-8 e Rey em Jakku.

O filme começa com um McGuffin bem interessante: Onde está Luke Skywalker? O filme gira em torno disso desde os créditos iniciais que fazem você se arrepiar ao ouvir a música tema.

imagem 3
“Chewie, estamos em casa!”

Só que dessa vez existe um ato de passar o bastão para os novos personagens, talvez o trio que leve essa nova trilogia – e que estão muito bem representados.

Nós temos Rey, uma catadora de lixo de Jakku que fará a Jornada do Herói que Campbell já apresentava em seu livro “O Herói de mil faces”. Finn, um ex Stormtrooper que “decide” se aliar a Resistência, é talvez o mais original personagem dessa nova trilogia e John Boyega serve de alívio cômico e ao mesmo tempo te faz se apaixonar pelo personagens nas suas primeiras cenas, por último e não menos importante temos Poe Dameron, o “Melhor Piloto da Resistência”, vivido por Oscar Isaacs e que mesmo tendo menos cenas que os outros deixa sua marca – Todos eles estão ao lado oposto de Kylo Ren (Adam Driver), que seria uma espécie de “Novo Darth Vader”, já que ele é o Sith do lado negro.

IMAGEM 4
Capitã Phasma, Kylo Ren e General Hux.

Podemos fazer muitos paralelos de “O Despertar da Força” com “Uma nova esperança”, paralelos esses que deixaram alguns fãs irritados como: Nós temos um “novo vader” que está no mesmo patamar de um novo General, temos um “novo mestre do mal”, temos um personagem que fará a jornada do herói assim como luke, temos um novo Obi Wan Kenobi (Dessa vez na pele de Han Solo), temos uma nova e maior Estrela da Morte (dessa vez chamada de Starkiller, não sei se em homenagem ao personagem – que agora não existe mais – de mesmo nome), temos um Novo Império na pele da Nova Ordem e coisas do tipo – Mas a todo momento tudo que é apresentado aparece em tom de homenagem, algo que JJ Abrams sabe fazer. Quando Han Solo diz a Chewbacca “Estamos em casa” no trailer, é isso que o filme quer te deixar: em casa. Naquela Galáxia muito muito distante que você visitou e que quis retornar.

IMAGEM 5

Felizmente, ao contrário das prequels, o que funciona em O Despertar da Força realmente funciona. Os personagens são amáveis, impossível não sair do cinema sendo fã de Rey – Impossível não sair do cinema odiando Kylo Ren.

Eu gosto de dizer que Star Wars VII bebeu no melhor de Uma Nova Esperança e nos deu um terceiro ato com ares de O Império Contra Ataca, nos deixando com vontade de que o episódio VIII viesse logo em seguida (tipo, amanhã. Não daqui há dois anos).

E Aí, Presta?

Star Wars VII: O Despertar da Força está entre os melhores filmes da franquia, ele até se torna mais divertido com a busca pelos easter eggs. Porém ele não é perfeito, as duas horas e quinze minutos não são suficiente para mostrar e dar tempo para todos os novos personagens, mas isso provavelmente ficará para os outros filmes – Não acredito que teremos um novo Boba Fett.

Prós

  • Novos personagens;
  • Direção de JJ Abrams é realmente superior ao que George Lucas fez nas prequels;
  • Paisagens lindas misturando locações reais e digitais;
  • Sequências de ação
  • BB8 – Sim, ele é foda!

Contras

  • Tem uma estrutura muito parecida com a de “Uma Nova Esperança”.
  • Alguns personagens foram deixados de lado como a Capitã Phasma.

Veja mais no 42 Bits.

O Contador e o 42 Bits estão juntos todas as semanas trazendo as novidades do entretenimento. Até qualquer hora!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s