TORTA NA CARA E UM SORRISO DE UMA ORELHA A OUTRA

Semana da Criança no Centro de Cultura deixa marcas doces e felizes em nossa meninada.

POR ALEX AMARAL
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Teve torta na cara? Teve sim senhor!
Teve torta na cara? Teve sim senhor!

Uma jornada de 4 dias com cerca de 400 crianças circulando entre a sala de cinema, brinquedoteca, sala de leitura, saguão com pipoqueiro distribuindo gratuitamente, pátio gramado com diversas brincadeiras e competições por doces e balas. Assim o foi a Semana da Criança no Centro de Cultura, de 5 a 8 de outubro, marcando as comemorações pelo Dia da Criança, paralelamente a Semana do Bebê e das comemorações nos distritos e assentamentos, encerrada nessa sexta-feira, 9, com atividades esportivas e lúdicas em vários equipamentos públicos da cidade, numa parceria entre a Secretaria de Turismo e o Selo UNICEF. Uma homenagem especial da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso a todas as crianças do nosso território e visitantes.

  • PRIMEIRO DIA
Teatro de Mamulengos agitou a criançada.
Teatro de Mamulengos agitou a criançada.

O Contador de Causos acompanhou as festividades através de correspondentes e traz agora os melhores momentos desse grande festival infantil, que mudou o cotidiano da criançada gostosense. O primeiro dia foi marcado pela participação do Nois Na Rua e Desituados em um cortejo cultural na abertura oficial da semana. O projeto SóMelodia da AMJUS fez as honras musicais na chegada ao palco do Centro de Cultura. A peça teatral de mímica do grupo Desituados arrancou gargalhadas dos pequenos da Creche Municipal, assim com o filme da Galinha Pintadinha os fez gritar como a plateia dos shows do Rock in Rio. Na parte da tarde vieram também as crianças da escola Ana Ribeiro e houve apresentações de Teatro de Mamulengos, com o mestre natalense, Emanoel Amaral, e o espetáculo de dança com os alunos e alunas da professora Débora, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Tudo isso paralelo às salas de leitura, brinquedoteca, saguão com pipoca de graça, sem falar no pátio gramado com brincadeiras e competições.

  • SEGUNDO DIA
AGOKS também esteve presente na comemoração dos pequenos.
AGOKS também esteve presente na comemoração dos pequenos.

No segundo dia da Semana da Criança, a galerinha da creche e da escola Zuza Torres estive presente e participou das atividades, marcadas pelas atividades esportivas e ambientais. O dia começou com sessão de cinema infantil e espetáculo de dança com o Ballet Dançarte, que fez uma belíssima apresentação. Os pequenos fizeram a festa na brinquedoteca e todos queriam ficar dentro da casinha de brinquedo ao mesmo tempo. O professor Cristiano Nunes, da AGOKS, trouxe seus atletas mirins para uma apresentação especial do esporte aos participantes da festa. Gabriel Monte, arquiteto natalense e técnico em Agroecologia, realizou uma atividade ecológica com a criançada, proporcionando momento de plantio e consciência ambiental. Alex Amaral surpreendeu e fez uma demonstração de skate e atraiu a atenção geral, onde foi disponibilizado 3 skates para o primeiro contato das crianças com o esporte.

  • TERCEIRO DIA
As criancinhas foram destaque do 3º dia.
As criancinhas foram destaque do 3º dia.

Na quarta-feira pela manhã as crianças já haviam descoberto o movimento na cidade e foram recepcionadas alunos da creche e escolas diversas da cidade, inclusive projetos de apoio a criança e famílias de baixa renda. Todos participaram igualmente das atividades e ganharam doces, pipocas e brindes em brincadeiras e competições simbólicas. O período vespertino surpreendeu os pequeninos com um mural de desenho feito por eles desenvolvido pela produção do evento na sala de leitura especialmente montada para a Semana da Criança. A galerinha da creche que estuda a tarde pode assistir ao espetáculo de mimica interpretado pelo grupo Desituados, que apesar da ausência de palavras na peça, o que se ouvia era as gargalhadas da meninada. No pátio gramado as competições e brincadeiras continuaram fazendo a festa do futuro da nossa cidade.

  • QUARTO DIA
Teve gincana com torta na cara no último dia.
Teve gincana com torta na cara no último dia.

A quinta-feira, último dia da Semana da Criança, foi quando as crianças de toda a cidade já sabiam do que estava acontecendo no Centro de Cultura. O pessoal da escola Sabina Emília, do distrito da Tabua, veio participar da primeira sessão de cinema infantil do dia e o pessoal das escolas da sede se divertiu também com o filme e brincadeiras promovidas pelos Desituados. A tarde foi especial e tiveram várias atrações de peso na programação da Semana da Criança. A contadora de histórias, Dorinha Timóteo, veio de Natal para encantar a meninada com seus contos e poesias. As crianças tiveram momento de educação ambiental, com atividade a higiene e preservação do meio ambiente.

O encerramento da Semana da Criança foi grandioso, como planejado pelo Centro de Cultura e Prefeitura Municipal de Gostoso. A Luz Comunicação & Arte, apoiadora cultural do Centro e do evento, produziu um programa de auditório especial para fechar com magistralmente os dias de alegria e diversão no local. Desafio Gostoso, a gincana cultural do Centro de Cultura, foi o primeiro programa de auditório realizado na cidade, aos moldes dos programas televisivos como “Passa ou Repassa” e “Show do Milhão”. As equipes de 4 crianças do 3º ano, entre 9 e 10 anos de idade, representaram as escolas municipais Professora Ana Ribeiro Barbosa e Coronel Zuza Torres. Foi torta na cara até da plateia, que se deliciou com o chantilly preparado pela produção.

As perguntas versavam sobre o nosso município e o Estatuto da Criança e do Adolescente. A primeira fase foi marcada pelas perguntas com múltipla escolha, onde os alunos passavam ou repassavam aos seus concorrentes e pagavam prendas ou brincadeiras caso não soubessem a resposta. Teve intervenção cultural, com Dorinha Timóteo, recitando poesia de Clarice Lispector. A fase seguinte foi ao estilo “Passa ou Repassa”, com perguntas de resposta aberta e disputa de um contra um, onde quem acertava dava a tortada na cara do desafiante, se errasse a torta era na sua cara. As torcidas agitaram o auditório do Centro de Cultura. A produção do programa optou por limitar o acesso ao plenário para preservar a integridade física das crianças, pois algumas tarefas da gincana voltadas ao público em geral envolviam a “caça ao tesouro” no pátio gramado e debaixo das cadeiras. Para tanto foi montado uma estrutura de transmissão ao vivo no saguão, onde os alunos externos puderam acompanhar em tempo real o desempenho de suas equipes em busca do título do 1º Desafio Gostoso.

Ao término das brincadeiras, prendas, desafios prévios, respostas computadas e tortas na cara, o grande vencedor da gincana cultural do Centro de Cultura foi a Escola Municipal Coronel Zuza Torres, que registrou 710 pontos contra os 540 do segundo colocado. A festa foi encerrada com explosões de confete, troféu, medalhas, brinquedos e brindes especiais oferecidos pelos incentivadores do programa. Infelizmente, devido ao horário avançado, quase 19h, a escola Ana Ribeiro precisou levar sua torcida embora, sem prestigiar o final da competição, porém sua equipe permaneceu durante toda disputa, mas foi embora antes da entrega dos troféus, deixando para trás sua premiação de segundo colocado. A produção do Desafio Gostoso se desculpa perante a população e colégios pela falha no cronograma final e justifica o atraso por ser uma experiência inovadora e um laboratório cultural promovido pelas instituições envolvidas, onde a intenção é promover um momento lúdico e educativo às equipes, sem estimular de maneira alguma a competitividade e rivalidade entre as escolas. Aproveita a ocasião para agradecer a compreensão e paciência das professoras, diretoras e pais dos alunos envolvidos nesse projeto.

Criançada compareceu no Centro de Cultura.
Criançada compareceu no Centro de Cultura.

                A Semana da Criança é um oferecimento especial da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e Centro de Cultura, com patrocínio da Câmara Municipal de Gostoso e Paróquia de São Miguel Arcanjo. Apoio do Supermercado Vital, Gostoso Quadriciclo, Supermercado José, Pousada Gostoso Village e Luz Comunicação & Arte. Apoio Cultural do CDHEC, AMJUS, Desbravadores, Nois Na Rua, AGOKS, Desituados, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Incentivo do Mercadinho Araújo, Ponto do Bolo, Supermercado Venâncio, Mercadinho da Vânia, Dominique Pastore, Restaurante J. Xepas, Girassol Restaurante e Bar, Spaço Mix e Pizzaria Maktub. Participação de vários voluntários e recreadores que se apresentaram para se divertirem com nossas crianças.

Cobertura fotográfica: Alex Amaral com colaboração de Acássio Melo, Fernando Miranda, Gabriel Monte e Edmilza Karla.

O Contador está de olho em tudo que agita nossa cidade, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s