ELEIÇÕES DO CMDCA E CÂMARA “INFLAMADA”: CONFIRA O PACOTÃO DA AGITADA SEGUNDA EM GOSTOSO

Segunda-feira (27) foi dia de muita movimentação política em São Miguel do Gostoso, iniciando com eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e encerrando com conflitos na Câmara de Vereadores.

RICARDO ANDRÉ e AILTON RODRIGUES,
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

CMDCA

Manhã de eleições

No “O Contador de Causos” nas últimas semanas você acompanhou as polêmicas envolvendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde que o ex-presidente Otoniel Baracho concedeu entrevista a esse canal denunciando a situação do CMDCA e do Conselho Tutelar.

Nessa segunda-feira (27) a Prefeitura Municipal e as entidades da sociedade civil se reuniram para eleger uma nova composição do Conselho.

Causou surpresa a posição do presidente interino Ricardo André e o Sr. Otoniel Baracho que declararam não ter interesse em se candidatar novamente, tendo em vista a posição política adotada pela Prefeitura Municipal, “que não aceita criticas”, declararam. “Não estamos aqui para atrapalhar. Pelo contrário, trabalhamos muito e voluntariamente para o funcionamento desse conselho. Esperava que isso fosse respeitado por assessores e secretários da Prefeita, mas não aconteceu. Às véspera da Eleição do Conselho Tutelar, se a administração municipal nos considera um obstáculo, colocamos o cargo de presidente a disposição para que alguém ligado a prefeita possa desempenhar essa função.” – declarou Ricardo André.

Após uma escasses de candidatos à vaga finalmente foi eleito para presidente o Sr. Antonio Catarina, vice-presidente Sorley Andrey, e secretária executiva a Sra. Luzia Ferreira.

Longas e polêmicas

Quase todas as semanas de 2015 a Câmara de Vereadores tem tido casa cheia, reuniões longas e temas polêmicos, nessa última segunda-feira não foi diferente, o tema central das discussões foi “Saúde” e a reunião só foi encerrada por volta das 21h. Após comunicados dos vereadores e explanação sobre as atividades da Vigilância Sanitária no município a Secretária Municipal de Saúde, Tereza Neri deu inicio aos embates.

Quando a situação se tornou complexa diante dos questionamentos sobre a utilização dos saldos do PMAC (Programa de Nacional da Melhoria dos Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) a secretária resolveu usar da arrogância declarando que se quisesse não conveniaria novamente em 2016 como o Governo Federal. A estratégia de intimidação inflamou ainda mais os ânimos impossibilitando um consenso.

A presidente Regional do Sindicato a Saúde, os Agente Comunitários de Saúde e Endemias, os vereadores não economizaram criticas a postura da secretária e a sua gestão. “A senhora tem obrigação de atender essa Casa”, afirmou a vereadora Clézia Cardoso.

No final a sessão mesmo sem estar inscrita a Coordenadora de Saúde Maria de Lourdes foi ao socorro da Secretária já abalada pela criticas em massa de vereadores e servidores. Entre as exaustivas discussões os consenso não prevaleceu e muitas das questões trazidas pelos servidores e vereadores ou não foi respondida ou ficou para um reunião setorial da Saúde.

Questionada sobre a denuncia de que a Secretária de Saúde de São Miguel do Gostoso tem acúmulo ilegal de cargo público, ocorrida na reunião da semana anterior, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wiliana Garcia, disse que já esta com documentos comprobatórios em mãos e irá fazer representação no Ministério Público para que como a própria secretária gosta de dizer “seja cumprida a lei”.

Na próxima segunda-feira (04/05) os convidados especial é o representantes do INCRA que ira relatar sobre obras e convênios na zona rural de São Miguel do Gostoso.

Ufa! Acabou… Mas o Contador continuará de olho nesses temas que interessam a população.

Até a próxima.

Anúncios

2 opiniões sobre “ELEIÇÕES DO CMDCA E CÂMARA “INFLAMADA”: CONFIRA O PACOTÃO DA AGITADA SEGUNDA EM GOSTOSO”

  1. Não vou publicar, pois esse blog é muito direcionado, já comentei mas não foi publicado, é uma pena , vcs olharem apenas os outros, e não colocarem os comentarios,.

    Curtir

    1. Meu caro Olheiro Silva, publicamos todos os comentários que tenham algum teor crítico ou enriquecedor aos assuntos debatidos,
      se por acaso não publicamos algum comentário seu, foi por ser algo pejorativo. Siga nos acompanhando.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s